Medidas de Apoio a Empresas e Famílias
Entrou em vigor, no dia 19 de abril, o diploma que alarga não só o apoio de 60 euros a mais famílias como define o regime de diferimento de obrigações fiscais deste trimestre e ainda um regime extraordinário de diferimento do pagamento das contribuições para a Segurança Social por parte de Empresas e Trabalhadores Independentes.
Os os setores abrangidos pela possibilidade de diferimento de obrigações serão definidos por portaria, assim como serão definidos os termos do apoio ao transporte a atribuir às instituições do setor social e solidário por despacho futuramente.
PRR em Ação: para onde e para quem vão os fundos
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa de apoio financeiro financiado pela União Europeia para potenciar o crescimento económico em Portugal. O prazo de utilização destes fundos termina em 2026. Grande parte do dinheiro é a fundo perdido e o restante em soluções de empréstimos com juros atrativos, como vimos no post Plano de Recuperação e Resiliência: o primeiro “Shot da Bazuca”, tudo terá de ser executado até 2026.
O PRR tem o objetivo de implementar um vasto conjunto de reformas estruturais a nível nacional e servirá também, para investir no tecido empresarial, com o intuito de repor e aumentar o crescimento económico de forma contínua e sustentada.
PÚBLICO
10 fevereiro 2026
PÚBLICO — Pense bem, pense Público-
Estado do improviso
10 fevereiro 2026O primeiro-ministro deve refletir se a ministra da Administração Interna tem condições para permanecer no lugar. Parecer-me-ia adequado que a ministra pedisse, por sua iniciativa, a exoneração. Opinião de Henrique Gouveia e Melo
-
Ventura ganhou nos países onde a emigração “é menos qualificada”, Seguro nos novos destinos
10 fevereiro 2026Porque votaram os portugueses emigrados em quem tem um discurso anti-imigração? Perfil histórico dos emigrantes, qualificações e enraizamento da extrema-direita nos países de origem ajudam a explicar
-
O rescaldo da vitória sem espinhas do Portugal moderado visto por António Costa Pinto
10 fevereiro 2026Vamos fazer o rescaldo de uma das eleições presidenciais mais importantes de sempre como o professor António Costa Pinto.
-
Chega capitaliza presidenciais, Governo resiste e PS pode moderar
10 fevereiro 2026Sem se traduzir num factor imediato de instabilidade para o executivo, o resultado de Ventura nas presidenciais reforça a capacidade de pressão do Chega pode dar ao PS um papel de moderador.
-
Revisão das leis laborais: não é uma reforma, é um erro
10 fevereiro 2026Mexer agora na lei, e fazê-lo neste sentido, é introduzir instabilidade desnecessária nas empresas e insegurança acrescida na vida de quem trabalha. Opinião de Tiago Barbosa Ribeiro
-
Downing Street, o desgaste político continua
10 fevereiro 2026O referendo ao “Brexit” terá contribuído para uma clivagem que veio a revelar-se duradoura. Trouxe volatilidade eleitoral e realinhamentos políticos. Mas os escândalos também cumpriram o seu papel. Editorial deSónia Sapage
-
Os trabalhos de Seguro
10 fevereiro 2026A erosão da democracia liberal não se trava num dia de votação. Opinião de Pedro Norton
-
Autarquias estão a fazer levantamento da habitação pública
10 fevereiro 2026Governo quer usar os imóveis públicos que estejam devolutos para responder à crise habitacional, mas não existe um inventário oficial e completo do património imobiliário do Estado.
-
Municípios “chumbam” propostas do Governo para alterar licenciamento urbanístico
10 fevereiro 2026Municípios avisam que os prazos propostos pelo Governo para a decisão de licenciamentos urbanos são “irrealistas” e alertam para excessivo “aligeiramento” das regras actualmente em vigor.
-
Previsibilidade, afinidade e sem “fazer fretes”: Governo está optimista sobre relação com Belém
10 fevereiro 2026Atitude de António José Seguro é vista como um ganho para a futura relação com o Governo. “Afinidade sociocultural” entre novo Presidente e primeiro-ministro encarada como vantagem.



